Tecnologia que proporciona agilidade na ação fiscal e facilita o acesso à legislação e ao histórico de autuações.

27/09/2013 09:18

DOM, 27/09/2013.

Esse é o Sistema Integrado de Fiscalização (SIF). Em implantação no Barreiro, o sistema vai contribuir para o planejamento de ações e também para o monitoramento de resultados e o constante aperfeiçoamento dos serviços prestados à população.

Os fiscais integrados da Regional Barreiro estão recebendo treinamento para atuar com os novos equipamentos e contarão com suporte remoto permanente de uma equipe que ficará de “back-office”, dando suporte aos fiscais que estarão nas ruas. Assim, o agente poderá entrar em contato com os profissionais da sala para tirar dúvidas e solicitar esclarecimentos em tempo real, utilizando os recursos da internet e da telefonia móvel.

Smartphones e impressoras portáteis já estão sendo utilizadas para facilitar o trabalho de quem está nas ruas. O que antes era feito manualmente agora pode ser feito online, no momento da ação fiscal. Isso ocorre desde uma consulta à legislação ao registro das ações fiscais e a entrega imediata da autuação, impressa tão logo a ação é registrada no aparelho.

Mesmo ainda em implantação, o sistema já vem trazendo ganhos tanto para a Prefeitura de Belo Horizonte como para cidadãos e fiscais. Na primeira reunião de avaliação, realizada há duas semanas, fiscais e gerentes de Fiscalização da Regional Barreiro apontaram muitos pontos positivos. “A aceitação dos fiscais da nova metodologia de trabalho tem sido muito boa. E a atuação dos multiplicadores, sempre disponíveis a dar suporte aos colegas no uso do sistema, é decisiva”, observa o gerente regional de Licenciamento e Fiscalização Integrada, Ramalho Almeida Junior.

“Nesse primeiro momento estão sendo feitos testes e ajustes no sistema. O aprendizado é lento, mas esperamos ainda mais melhorias de tempo no futuro”, disse Jaqueline Maltez, fiscal incumbida de tirar dúvidas do colega no uso do novo sistema. A previsão é que o sistema esteja totalmente implementado até dezembro.