Promover o aperfeiçoamento e a requalificação dos fiscais integrados de Belo Horizonte.

07/10/2014 09:28

PUBLICADO NO DOM DE 07/10/2014.

 

Com esse objetivo, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Fiscalização (Smafis), promove o curso “Capacitação da Fiscalização Integrada II”. A solenidade de abertura foi realizada ontem no Teatro Francisco Nunes, no Centro, em evento que reuniu todos os 320 profissionais da área de Fiscalização. A abertura do curso foi marcada pela apresentação do Sexteto de Metais da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais e contou com as presenças do prefeito Marcio Lacerda, do vice-prefeito, Délio Malheiros, dos secretários municipais de Serviços Urbanos, Pier Senesi, e do adjunto de Fiscalização, Alexandre Salles, além dos palestrantes José Lorenzato e Eduardo Costa, entre outras autoridades.

                O curso é dividido em sete módulos, com previsão de término em junho de 2015, e terá duração de 160 horas/aula com atividades em sala e práticas em campo. As aulas incluem temas como obras, posturas, vias urbanas, limpeza urbana e controle ambiental. Fiscal integrado da Smafis e professora do curso de limpeza urbana, Simone Barbosa Marques ressalta a importância da continuidade do processo de capacitação do profissional, uma vez que a ação fiscal de qualidade contribui para regularização da cidade.

                O secretário Alexandre Salles destacou que, com a capacitação, os gestores e os fiscais podem desenvolver melhor suas atividades, identificando em campo as atividades econômicas exercidas pelos estabelecimentos com mais segurança. Isso aprimora a fiscalização e a torna mais eficiente. “O curso é diferenciado, pois os próprios fiscais irão atuar como professores e planejadores das aulas, o que favorece a troca de experiências entre os profissionais”, explicou.

                O prefeito Marcio Lacerda também elogiou a iniciativa. “Esse encontro reforça a importância de uma estrutura integrada de fiscalização para a cidade, lembrando que este trabalho funciona como um elo entre o cidadão e a Prefeitura para que as posturas e outras legislações municipais sejam cumpridas”, destacou.

 

Treinamento continuado

                Desde a criação do cargo de fiscal integrado, em novembro de 2011, são realizados cursos de qualificação para os fiscais e gerentes. Em 2012, todos os profissionais da área concluíram o curso teórico de Capacitação da Fiscalização Integrada, com duração de 68 horas/aula, no qual foram abordados temas como legislação de obras, controle ambiental, limpeza urbana, posturas e vias urbanas. Além disso, foram promovidas diversas palestras e treinamentos de temas variados, ao longo do ano, com aproximadamente 600 participantes.

                No ano passado foi realizada mais um série de cursos nas seguintes áreas: Sistema Informatizado de Fiscalização (SIF), poluição sonora, programa Operação Oxigênio (controle da poluição veicular) e Alvará de Localização e Funcionamento.