Prevenir acidentes nas feiras.

27/02/2013 10:17

 

Para prevenir acidentes nas feiras do Barreiro, a equipe de Fiscalização realizou no último final de semana uma vistoria na feira livre que acontece na Praça José Verano da Silva, localizada na esquina da avenida Olinto Meireles esquina com a rua Eridano, no bairro Miramar. No local funciona uma feira de variedades. Segundo Maria Emília Duarte, uma das responsáveis pela feira, a permanência das barracas se dá por meio de uma liminar, que permite seu funcionamento. A feira acontece na Praça José Verano há 7 anos e funciona aos sábados das 8h às 16h, com 67 barracas de roupas e artesanato e sete de alimentação.

A abordagem teve caráter meramente educativo. Na fiscalização foram observadas algumas irregularidades, como nas barracas de comida que trabalhavam com o botijão de gás comum exposto. Não havia extintores visíveis. Algumas mesas e cadeiras estavam em vias públicas obstruindo a passagem de pedestres na calçada. Na vistoria, os expositores foram advertidos. Os fiscais vão retornar para uma nova verificação.

No interior da praça também havia duas camas elásticas, venda de balões e aluguel de carrinho elétrico. As pessoas que ofertavam esses serviços foram orientadas em relação ao fato de que estas atividades são proibidas e que estão sujeitas às penalidades previstas pelo Código de Posturas de Belo Horizonte. “Estamos alertando os expositores quanto ao risco de incêndio, explosão e pânico, para que acidentes não aconteçam”, disse a fiscal Miriam de Jesus Coelho, explicando o objetivo da ação.

A fiscalização agradou também os expositores. Para Nelson Ricoy, que tem uma barraca de alimentação, a fiscalização foi de grande importância. “É muito bom esse diálogo entre feirantes e fiscais. É para a nossa segurança que eles estão nos instruindo para tomarmos as decisões corretas na prevenção de acidentes”, disse o expositor. A barraca dele foi fiscalizada e ele se encarregou de providenciar o extintor de incêndio. “Na próxima semana já vai estar aqui na barraca”, garantiu.

 

*Fonte: DOM, 23/02/2013.